O transporte público do Distrito Federal ganhou um importante reforço com a chegada de oito novos ônibus para as regiões de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará e Taguatinga. Os veículos foram entregues nesta quarta-feira (20) pela vice-governadora Celina Leão e fazem parte da frota da empresa Marechal. Entre os modelos, estão um ônibus do tipo Padron e sete micro-ônibus “zebrinhas”, incluindo o primeiro veículo elétrico a circular no transporte público do DF, que será destinado ao Guará.
Do total de novos coletivos, quatro irão reforçar a frota da Bacia 4, que abrange todas essas regiões, enquanto os outros quatro atenderão exclusivamente ao Guará. Os veículos são equipados com tecnologia Euro 6 – Proconve 8, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes. Também contam com recursos como ar-condicionado, acessibilidade com elevador, câmeras internas e sistema de rastreamento por GPS, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
Com o investimento, será possível ampliar a cobertura de linhas no Guará, região que concentra mais de 127 mil habitantes. Duas novas linhas estão previstas: a 0.010, que ligará o Guará I ao Guará II, com 22 horários de saída; e a 0.009, com destino ao Park Shopping e ao Aeroporto de Brasília, com 12 horários. Ambas terão início na rodoviária do Guará, facilitando o deslocamento dos moradores para pontos estratégicos da cidade.
O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, comemorou os avanços. “Era uma demanda antiga da comunidade que agora se concretiza. Ter o primeiro Zebrinha elétrico do DF e novos ônibus é sinônimo de mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade para a nossa população”, destacou ele.
Atualmente, o DF conta com uma frota de 3.068 ônibus, dos quais 514 pertencem à Marechal. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a renovação da frota, que tem idade média de 2,8 anos, faz parte de um plano mais amplo de investimentos na mobilidade urbana da capital.
Fonte: Agencia Brasília.